Arquitetura de memórias: Eliane e Cité criam revestimentos afetivos
Passado e presente inspiram série de revestimentos que enaltecem as histórias e as narrativas sensíveis.
Contemplar o passado fortalece as conexões afetivas. São memórias, sensações e espaços que acompanham a jornada de cada um de nós ao longo da vida. Esses sentimentos são ressignificados na Coleção Milo, uma cocriação entre Eliane e Cité Arquitetura.
Produto: Cité Itá Ardósia Agave MA 90x90cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan
Em primeiro lugar, a história da empresa e do fundador da Eliane, Maximiliano Gaidzinski, foi o fio condutor para a criação dos revestimentos. Além disso, o contraste entre passado e presente, entre frente e verso, entre natureza e tecnologia, relacionam o objetivo do escritório com as criações das peças.
Produtos: Cité Milo Argila Vermelha NA 30x60cm e Cité Itá Ardósia Calcário MA 90x90cm
Para Celso Rayol, arquiteto e sócio-diretor da Cité, a ideia inicial para o desenvolvimento da coleção partiu de uma vontade de criar produtos que representam o estilo de arquitetura que eles trabalham. Assim, foram criadas três novas séries: Milo, Avesso e Itá. “A gente junta a nossa história de 11 anos com a história de 64 anos da Eliane. Mas do que isso, a gente entrelaça essa história”, afirma Rayol.
Produto: Cité Milo Ibiuna NA 60x60cm
A Coleção Milo: entenda o processo criativo
Milo, que enaltece as narrativas e as histórias dos azulejos icônicos Eliane; Avesso, que revela aquilo que só os olhares mais atentos e sensíveis conseguem enaltecer; e Itá, que faz uma conexão com a natureza, trazendo novas percepções e cores para as matérias-primas.
Produto: Cité Milo Bruma NA 60x120cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan
“Esse processo foi incrível. Foi um trabalho de provocação interna do escritório, porque a gente consegue enxergar, no passo a passo, na história que a gente tem, nas fotos, nos vídeos, nas conversas o que saiu como resultado final”, conta Fernando Costa, também arquiteto e sócio-diretor da Cité.
Produto: Cité Milo Calcário NA 60x120m | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan
Série Milo: o passado como protagonista
As boas memórias e as texturas afetivas da série Milo garantem uma releitura artesanal, colocando esses sentimentos como protagonistas. Em outras palavras, o nome é uma homenagem ao apelido do fundador Maximiliano Gaidzinski, carinhosamente chamado de Milo. O toque macio e os relevos impressos na superfície são como uma viagem no tempo, reinterpretando a arquitetura afetiva e entrelaçando os desenhos icônicos dos azulejos decorados Eliane – narrados agora em peças contemporâneas e elegantes.
Produtos: Cité Avesso Passado e Presente Urucum AC 15x15cm
Série Avesso: a poesia que há no verso
Já Avesso brinda a mistura de eras e a poesia que existe entre passado e presente. Assim, Avesso volta a atenção para a parte de trás das peças, ressignificando a geometria única dos revestimentos Eliane. Essa inversão do olhar traz à superfície de Avesso um design moderno e um relevo que permeia entre uma estética existencialista e retrô. O formato 15×15 é uma novidade deste ano.
Produto: Cité Itá Ardósia Agave MA 29,4x59cm
Série Itá: inspirada nas pedras brasileiras
Para fechar a coleção Milo, Itá é uma série inspirada nas ardósias, materializando as texturas naturais das pedras em tonalidades nunca vistas antes na natureza. Itá celebra a neutralidade orgânica dos relevos para espaços mais conectados à biofilia, revelando a exuberância de matérias-primas ricas. Por fim, além de valorizar as nuances das pedras brasileiras, a arquitetura terapêutica ganha novas possiblidades com um apelo mais sensorial e calmo.