Cores no ambiente: como equilibrar?
O equilíbrio das cores no ambiente tem tudo a ver com o sucesso da sua obra. Embora saibamos qual cor queremos usar no espaço, na hora de combinar, nem sempre o resultado é o que se espera.
Para descomplicar essa etapa, trouxemos algumas dicas e sugestões para você se inspirar. Confira!
Produto: Bauhaus Mix Amarelo AC 14,5×14,5cm | Produção: Deborah Apsan | Foto: Evelyn Müller
Entendendo as cores
Antes de tudo, escolher a cartela do seu espaço e do seu revestimento, é importante entender o círculo monocromático. Ele é dividido em 12 partes e contém, de forma sucinta, as principais cores percebidas pelo ser humano. Assim, se você tem dúvida sobre a combinação de um tom e outro, consulte essa ferramenta e escolha as melhores cores no ambiente.
Complementares: são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja etc. Cores fortes, com muito contraste.
Análogas: podem ser de duas até três cores que ficam em sequência no círculo. Formam um conjunto harmonioso, sem contraste.
Tríades: essa combinação forma a figura de um triângulo no círculo. Escolha uma cor, pule três e acrescente a próxima na combinação.
Meio-complementares: aqui, eleja três cores do círculo, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, escolha duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.
Produto: Perseu Preto AC 45x90cm |Produção: Deborah Apsan | Foto: Slaphotostudio
Dicas para escolher as cores no ambiente
Em primeiro lugar, vale ressaltar que as cores monocromáticas são uma das opções mais escolhidas na decoração, ou seja, ambientes que usam apenas uma cor ou tonalidades dela com intensidades variadas.
Também vale ressaltar que o significado de cada cor e o efeito ela tem sobre nós influencia diretamente sensações e sentimentos, afetando o humor e o comportamento. Por isso, é importante verificar se a escolha da tonalidade faz sentido para o ambiente proposto.
Aposte em cores que tenham relação com a sua personalidade para influenciar positivamente quem vai utilizar o cômodo. Opte por uma paleta mais clara em ambientes de descanso ou de relaxamento como quartos e salas. Deixe as cores mais fortes e intensas para ambientes como cozinha e offices, muito utilizado no dia a dia.
No entanto, é importante ficar atento a alguns detalhes. Antes de escolher a cartela de cores, é importante definir todos os elementos que irão compor o seu projeto como móveis, iluminação, tapetes, quadros e outros objetos decorativos. Com os itens propostos, escolha as cores com base nas orientações que você aprendeu e distribua os tons em cada espaço de forma harmônica, sem pesar o ambiente e valorizando o seu projeto.
Quer saber mais? Fique por dentro de outras tendências das cores, cliando aqui.