O cenário das mulheres na indústria cerâmica
Véu, esmalte, secador, são referências que instintivamente remetem ao cenário das mulheres de hoje, porém na indústria cerâmica essas palavras possuem outros significados. Conheça a história das mulheres que estão na linha de frente da produção de cerâmica da Eliane. O trabalho, aparentemente, brutal é carregado de histórias delicadas e femininas.
Valeriana
Ou Valeria, como gosta de ser chamada, há sete anos na produção da Eliane I, acumulou diversas especialidades como controle de qualidade, prensa, carga, e claro, no véu – esmaltação. Frases ditas no início de sua carreira como “eu não vou conseguir” até a afirmação de “hoje não tem nada que eu não faça”, mostra a evidencia na capacidade e experiência da profissional de imprimir seus saberes individuais na transformação do coletivo. Engajamento humano do início ao fim.
Linha Boreal – Azul Ceu Onda BR 20x20cm
Marilza
Tímida mas muito atenta. Foi assim que Mari, como prefere ser chamada, começou a contar um pouco de sua história de empresa que se entrelaça visceralmente com sua história pessoal, familiar.
Seus pais e seu marido, também trabalharam na fábrica e ao longo destes 21 anos na Eliane, assume que se tornou a mulher de hoje graças a tudo que aprendeu através das relações de amizade que fez no local. Atividades como festas, olímpiadas e até a artesania que permeava todo o processo de produção, atualmente “automatizado e com muitos robôs”, é lembrado com carinho pela Mari.
Hoje, já avó, quando olha para sua própria trajetória assume orgulhosa “faria tudo de novo!”, e isso reforça o quão fundamental é a relação de aprendizado contínuo no trabalho e na vida.
Josilene
“Com verdade e com muita vontade”, Josi resume os seus 16 anos em que trabalha na produção de peças especiais na Eliane. O carinho com o qual ela produz o acabamento das peças, cuida de suas unhas e se sente orgulhosa pelo seu filho, que também trabalha no mesmo setor, é fascinante!
Valores como justiça e respeito, ganham destaque especial em suas palavras quando descreve seu dia-a-dia de trabalho, e isso faz com que ela já tenha, mesmo sem saber, descoberto seu propósito diário “Quando se trabalha com dedicação naquilo que gosta, isso não é trabalho”.
Sadimila
Atuando na Assistência Técnica da Eliane há 15 anos, Mila encara desde 2020, assim como muitas outras mulheres, o grande desafio de equilibrar o trabalho, a família e a si própria com o home office.
Ainda assim, se refere com doçura e dedicação o seu trabalho em resolver os problemas dos clientes, porém de um jeito especial, com empatia! Vive em detalhes cada um dos casos que recebe quando declara “cada família é uma história”.
Após muitos anos de cenários bem solucionados na área, ela reconhece que seu trabalho a transformou em uma consumidora muito mais exigente e ciente do poder da expressão como cidadã, sempre com sorriso no rosto.
Ruth
Liderança nata, multitalentosa e capacidade em inspirar outras mulheres, que também estão na linha de produção, são algumas características que permeiam a vida de Ruth, Operadora de Esmaltação.
O cuidado, delicadeza, afeto e respeito estão explícitos no tratamento das cerâmicas pela Ruth. Além disso, o autocuidado, como a vaidade, não é deixado de lado pela profissional. Para compor o uniforme, ela aposta em acessórios e unhas pintadas.
Ruth sintetiza o que poderia ser descrito como um protesto silencioso feminino, em que resiste e se expressa em locais que são encontrados espaços com muita força e delicadeza nos pequenos gestos.
Histórias como essas e de outras mulheres que trabalham na pesquisa, no desenvolvimento, produção, logística, especificação, vendas e conclusão de projetos, são importantes para dar luz a essa força feminina que está inserida neste produto tão significativo quanto a cerâmica de ponta a ponta.
Esperamos que essas histórias conectem todas às mulheres que, direta e indiretamente, tocam nossos produtos na Eliane.
Confira essas e outras matérias em nossa plataforma de conteúdo do Connectarch. Acesse: www.connectarch.com.br