O revestimento ideal para áreas externas
Os revestimentos naturais como ardósia, mármores e madeiras sempre foram muito utilizados em jardins, varandas e outros ambientes de áreas externas.
Porém, devido à escassez dos recursos naturais associada aos problemas de manutenção, manchas e baixa resistência mecânica no caso das madeiras, por exemplo, arquitetos e moradores têm optado por soluções que prezem pela sustentabilidade, durabilidade e facilidade de uso.
Além disto, os produtos industriais apresentam melhor custo-benefício em relação aos materiais naturais. Neste sentido, o uso de porcelanato vem ganhando destaque na composição das áreas externas, já que apresentam design cada vez mais fiel aos desenhos da natureza.
Os porcelanatos indicados para os ambientes ao ar livre são os que possuem acabamento resistente ao escorregamento – com coeficiente de atrito superior a 0,4 – apresentando superfícies aderentes, com relevos e aspecto mais rústico. Aqui na Eliane eles são sinalizados com a sigla “EXT”, que acompanha a extensão do nome dos produtos que possuem essa característica.
A textura mais áspera permite o escoamento da água, evitando assim o efeito de aquaplanagem durante chuvas e possíveis quedas acidentais.
Por possuírem baixo índice de absorção de água, os revestimentos para área externa são mais resistentes às intempéries da natureza, além de serem excelentes para espaços com tráfego intenso em relação a outras cerâmicas e às pedras naturais.
Existe no mercado uma ampla variedade de tamanhos, que vão desde os pequenos formatos até os com grandes dimensões, que apresentam custo-benefício mais competitivo em relação às pedras.
Outras vantagens dos porcelanatos em relação aos elementos naturais são as melhoras quanto à resistência a manchas, facilidade de manutenção e durabilidade.
A limpeza dos revestimentos deve ser feita com uso de escovas, vassouras e buchas macias ou mesmo limpadoras de alta pressão. É importante não aplicar sobre o piso ceras, soluções químicas fortes – tais as que contenham ácido, compostos antiferrugem ou voltados para dar brilho.
Opte sempre por detergente ou sabão neutros diluídos em água. Em caso de manchas mais resistentes, o ideal é utilizar produtos específicos para limpeza de porcelanatos externos.
Ficou com alguma dúvida sobre revestimentos para áreas externas? Deixe seu comentário aqui embaixo!