
4 erros para evitar no banheiro

Banheiros são um dos espaços que merecem mais atenção na hora de reformar.
O banheiro é um dos cômodos mais usados em toda a casa. É também um dos que mais exigem atenção e investimento na hora de reformar. Conhece aquela frase: “pequenos detalhes fazem toda a diferença”? Pois é, na hora de mexer nesse espaço todo cuidado é pouco e nenhum cantinho pode passar despercebido, assim, garantimos um resultado satisfatório sem correr o risco de precisar de uma nova obra.
Por isso, fique atento para evitar os 4 principais erros na hora de construir ou reformar o banheiro.
Iluminação
Um erro comum é colocar apenas uma lâmpada central embutida no forro. Dessa forma a iluminação causa um efeito visual desconfortável quando nos olhamos no espelho, com sombras abaixo dos olhos e nariz. Para não ter esse efeito sombreado, uma dica importante é combinar a luz central com outros tipos de iluminação para trazer mais claridade ao espaço, como as lâmpadas auxiliares, a geral e arandelas.
Na iluminação geral, opte por luzes articuladas. Elas podem ser direcionadas para onde você deseja. Escolha arandelas para uma luz mais voltada para o seu rosto, vai fazer toda a diferença no momento do skin care ou da maquiagem. Não esqueça do equilíbrio! Se for colocar uma arandela de um lado do espelho, coloque do outro lado também para evitar que, no dia a dia, um lado do seu rosto fique mais iluminado que o outro.
Marcenaria
Opte pelo tipo de marcenaria mdf ou mdf ultra que são mais resistentes à umidade. Não caia na tentação de escolher o tipo aglomerado. Embora tenha um custo mais baixo, ele é suscetível à umidade do próprio vapor do banheiro, assim, sua durabilidade é menor.
Sílex Cinza PO 60x120cm, Eros Branco 15x15cm
Revestimentos
Na hora de escolher os revestimentos é importante prestar atenção em três pontos: a escolha do tipo de argamassa e rejunte, o espaçamento entre as peças e os tipos de acabamento de cada produto.
Antes de iniciar a obra, escolha argamassa do tipo ACII da Eliane Argamassas que é mais resistente às variações climáticas dos banheiros, como umidade e temperatura.
No mercado há diferentes tipos de rejunte: acrílico e epóxi. O acrílico é composto por resina acrílica, que é fácil de limpar e pode ser utilizado nos pisos e paredes dos banheiros. Já o epóxi, além de ser extremamente impermeável, tem resistência química e mecânica, e ação bactericida, sendo resistente a manchas, bactérias e fungos.
Na hora de rejuntar, verifique as bordas do revestimento escolhido, veja se ele é boleado (bold) ou retificado (ret). A grande diferença está no afastamento entre as peças. Para ter aquela sensação de continuidade, principalmente nas paredes, o ideal é escolher entre os retificados que permitem o espaçamento de 1mm entre as peças, deixando o banheiro com um visual mais amplo.
Em áreas molhadas prefira o porcelanato para revestir o chão. Como é produzido a partir de processos altamente tecnológicos, ele tem baixíssima absorção de água. Para as paredes, o porcelanato também é uma opção certeira, principalmente para os que apreciam ambientes com o mesmo visual em pisos e paredes. Existem ainda os tradicionais azulejos e pequenos formatos, que são escolhas ideais para os adeptos de estilos como o vintage e o rústico.
Mas, independente do tamanho da peça escolhida, para paredes opte por acabamentos polido, natural ou acetinado. Já o piso requer um pouco mais de atenção. Modelos polidos não são indicados para a área do box do banheiro, já que a água em contato com o polimento do produto pode causar escorregamento. Neste caso, os acabamentos mais indicados são o natural ou o acetinado, que não possuem polimento e trazem um aspecto mais fosco.
Projeto: Junior Ordonez Globo Design Place AC 59×118,2cm Foto: Filippe Araújo
Acessórios
Com tantos afazeres na hora de construir ou reformar um banheiro, alguns detalhes acabam ficando meio de lado, como porta toalhas e porta papel higiênico. Para não ter surpresas no final da obra, uma dica é fazer uma marcação na parede onde você pretende colocar cada acessório. Assim, evita de esquecer ou não deixar espaço suficiente para aquele porta toalha incrível que você já comprou.