Pisos e revestimentos efeito cimento: como escolher e usar na decoração
Com ótimo custo-benefício e aparência descolada, o efeito cimento é uma opção cada vez mais popular entre os pisos e revestimentos de parede. Seja cimento queimado ou pintado, o uso do material garante muito mais personalidade e praticidade para diferentes ambientes.
Porcelanato Cimento para Chão e Parede Eliane – Leroy Merlin
Como escolher cimento para pisos e revestimentos?
A facilidade de aplicação, a versatilidade, o custo baixo e o visual impactante transformaram o cimento em um dos materiais mais procurados para paredes e pisos. No entanto, é preciso estar atento ao local de uso antes de escolher entre os tipos de cimento.
Por ser versátil, você pode optar por utilizar o efeito cimento tanto em áreas externas, quanto internas. Um banheiro em cimento queimado, por exemplo, tem um ar rústico e industrial, mas é possível encontrar também o porcelanato cimento Eliane, que tem visual leve e sofisticado.
O piso com efeito cimento é uma alternativa perfeita para quem busca praticidade. Muito recomendado em pisos para cozinha ou área gourmet, ele é fácil de limpar e confere um visual neutro no ambiente, valorizando o estilo de acordo com os demais elementos.
Em salas, por exemplo, o cimento queimado pode deixar o ambiente sofisticado e aconchegante. Em cores claras e neutras, este revestimento traz um ar mais clean para o espaço.
Porcelanato Cimento Winter Grey Eliane – Leroy Merlin
Outra aplicação bastante comum é o revestimento de parede em cimento queimado, que transmite personalidade a diversos cômodos. Com boa durabilidade e resistência, a instalação pode ser em apenas uma ou em todas as paredes do ambiente, conforme o estilo desejado.
Vale ressaltar que, para áreas internas, há uma boa gama de cores, texturas e estampas de azulejo com efeito de cimento, por exemplo, e que há revestimentos específicos para áreas externas ou fachadas.
Indústrias e áreas comerciais com fluxo médio de pessoas também podem ter este efeito em pisos ou paredes. A dica é investir no piso efeito cimento em lugares onde não há grande circulação de pessoas, para que o visual permaneça sempre intacto.
Devido ao piso de cimento queimado oferecer uma boa resistência a mudanças climáticas, ele é interessante para ambientes externos, incluindo a área da piscina. Combinando elementos como madeira e pedras, é possível ter um visual contemporâneo.
Porcelanato Externo Cimento Esmaltado Munari Grafiti Eliane – Leroy Merlin
Para banheiros e cozinha, vale verificar se o piso ou revestimento com aspecto de cimento escolhido é resistente à umidade, para garantir uma boa vida útil.
Por conta da versatilidade, o uso em fachadas, garagem e hall também é uma boa pedida. Nestes casos, você pode investir até mesmo em teto com efeito cimento, para um estilo mais rústico.
Em quartos e salas, o efeito cimento também é recomendado, especialmente para criar uma atmosfera mais intimista. Como o porcelanato deixa o ambiente mais fresco, ele é interessante para lugares mais quentes.
Porcelanato Interna Pedra Palladio Cinza Eliane – Leroy Merlin
Definido o local da aplicação, é importante analisar os diferentes tipos de porcelanato.
O porcelanato esmaltado pode ser usado tanto em parede quanto no chão e possui uma infinidade de estampas, relevos e possibilidades de design e decoração.
Já o porcelanato técnico tem as seguintes vantagens adicionais: possui massa de cor única o que o torna ideal para aplicação em bancadas e mobiliários, possui alta performance, resiste à manchas, gelo e ácidos, é um produto ecológico e sustentável.
Nos acabamentos do porcelanato, o porcelanato retificado, por exemplo, reduz a junta de assentamento, proporcionando uma amplitude visual do espaço. O porcelanato polido, por sua vez, um dos mais populares, tem alta reflexão e brilho, portanto é interessante para transmitir a sensação de um cômodo mais amplo. Para isso, vale investir em peças com visual de cimento branco. Já em áreas externas como garagens, áreas de lazer, rampas e áreas molhadas, o porcelanato polido não é indicado, o correto é usar revestimentos que possuem resistência ao escorregamento.
Fique atento também ao tamanho do azulejo ou revestimento, que deve ser escolhido de acordo com as medidas do cômodo em que será aplicado. Para salas ou banheiros grandes, por exemplo, opte por placas maiores.
Para o efeito de amplitude do espaço, a dica é investir no mesmo porcelanato para pisos e revestimento de paredes, dando uma atenção especial ao acabamento e a sensação de continuidade.
Quanto à cor, em branco, o material deixa o ambiente mais neutro e fácil de combinar com outros elementos de decoração. Já o preto é uma boa pedida para trazer sofisticação, enquanto o cinza, ou cor de cimento queimado, deixa o ambiente mais aconchegante e um ar industrial.
Efeito cimento na decoração
Para fazer a melhor escolha de revestimento, é preciso considerar os estilos do cimento e o impacto deles na decoração. O visual de cimento convencional é uma boa alternativa para um ambiente acolhedor e contemporâneo.
Já o visual geométrico remete ao art deco, traz personalidade e destaca-se na decoração, enquanto o acabamento granitado é sofisticado e traz opulência para o projeto e o efeito marmorizado pode ser aplicado em ambientes com estilo mais clássico.
(referência: https://www.eliane.com/brera-terra-e-mar-do-tradicional-ao-contemporaneo/)
Um aspecto monocolor traz harmonia e é interessante para espaços minimalistas e com uma decoração mais clean. Já o cimento rústico pode ser utilizado para um visual com toque industrial.
Para escolher a cor do cimento, considere também o local em que será aplicado. Um dos pontos altos do cimento é a facilidade de encaixar-se em diferentes estilos, conforme a combinação com outros elementos.
Ao combinar com a madeira, por exemplo, o cimento reforça um visual mais rústico. Mas você também pode escolher piso ou revestimento com efeito cimento queimado e combiná-lo com outros itens também em cinza, conferindo um ar mais urbano, industrial e moderno.
(referência: https://www.eliane.com/brera-terra-e-mar-do-tradicional-ao-contemporaneo/)
Até mesmo em uma decoração vintage é possível utilizar cimento. Para isso, combine com móveis em linhas retas e objetos em tons pastéis, como rosa, azul, amarelo ou lilás, que trazem um ar divertido e retrô.
Combinado com vidro, por sua vez, o cimento apresenta uma decoração clean, neutra e minimalista. Caso seu cômodo seja compacto, não deixe de investir em cimento branco, que deixa o ambiente visualmente mais amplo e iluminado.
Gostou das dicas? Confira mais opções de decoração e deixe sua casa ainda mais estilosa!
Conteúdo escrito em parceria com a Leroy Merlin!