12 projetos incríveis valorizados pelo uso do porcelanato
Uma seleção de ambientes dos mais variados estilos elaborados por arquitetos que exploraram as muitas possibilidades dos porcelanatos Eliane e Decortiles. Os projetos foram apresentados na Mostra Glass 2021, realizada em Novo Hamburgo (RS). Confira e inspire-se!
Fotos Yuri Panichi
PLURIA MULTIDESIGN
Tendo como base a junção de dois boxes modulares (uma espécie de contêiner que possibilita construções mais sustentáveis), este ambiente de 40m2, da Pluria Multidesign, foi projetado para ser um quiosque gourmet, que pode ser utilizado na área externa de uma residência. O porcelanato Sobreiro Natural, da Eliane, está em toda extensão do piso. Além de contar com o porcelanato Ibirapuera Cinza, da Decortiles, na parede central da sala de jantar. Segundo Daniela Engel, arquiteta que assina a obra, um dos grandes diferenciais de um projeto como este é poder transportar o espaço todo pronto para onde se desejar, já que a construção permite a flexibilidade de localização.
GABRIELA PIRES ARQUITETURA
O “Espaço Desagua”, desenvolvido por Gabriela Pires Arquitetura, se propõe a ser um ambiente totalmente lavável. Como sugerem as pias no fundo do espaço e a frase escrita na parede – “Que todos os problemas sejam lavados pela água” – segundo a profissional que criou a proposta, o projeto traz uma reflexão do momento em que vivemos, valorizando o ar puro, a saúde e a purificação de pensamentos e sentimentos. Além de ser um projeto inspirador e de boas energias, a varanda leva em sua composição, o porcelanato Palladio Cinza, da Eliane, que foi escolhido justamente por ser indicado para áreas externas e por permitir a composição com outras texturas.
MICHEL KELLER
Neste projeto de Michel Keller, denominado Suíte Gaia, a ideia é conectar os moradores à natureza. Segundo o designer responsável pelo ambiente, o espaço tem este conceito de um casal interligado à “Mãe Terra”. Entre os diferenciais destacam-se os tons terrosos dos acabamentos. O porcelanato Micron Coral polido, da Eliane, dá o tom protagonista ao espaço.
TAMARA RODRIGUEZ
“Um espaço criado para o equilíbrio dos sentidos, integração e conexão”, é como a arquiteta Tamara Rodriguez define o projeto. Uma varanda que ressalta a importância que as áreas externas ganharam nos últimos tempos. Muito além das confraternizações, este ambiente é também um lugar de conexão com a natureza, com o bem-estar através da prática de atividades físicas e da integração social e familiar. Para valorizar o aspecto natural deste espaço, a profissional optou pelo porcelanato Arenária Bege, da Eliane, em um recorte original e inovador, explorando as possiblidades do porcelanato.
STUDIO BLOCO ARQUITETURA
O porcelanato Artico Alpe da Eliane, é o elemento que dá o tom leve e despojado ao projeto assinado pelo Studio Bloco. Assentado em recortes que não se repetem, lembra os pisos de caquinhos de casa de vó. O ambiente tem uma dualidade entre o popular e o erudito, entre o aconchego e a sofisticação, entre o jazz e o samba, e é composto por três espaços que se complementam: a biblioteca, o living e o lavabo. “A escolha dos materiais partiu da ideia de resgatar elementos presentes na casa brasileira, como o forro em madeira, o piso de caquinhos cerâmicos e a parede de tijolinhos, através de uma releitura contemporânea destes elementos”, afirma Maicon Soares, arquiteto e sócio do escritório. Um dos diferenciais deste projeto é o astral despojado e sofisticado, a riqueza de texturas e o sentido de unidade que existe entre os três ambientes.
CAMILA OLIVEIRA DESIGN DE INTERIORES
Neste banheiro, idealizado pela designer de interiores Camila Oliveira, é possível perceber que tudo ali foi devidamente planejado para criar uma atmosfera de descanso. Seja por meio de materiais, cores, traços modernos ou elementos naturais. “Tiramos partido da arquitetura biofílica para modificar o ambiente através do uso de elementos da natureza”, pontua a profissional. O recorte em Basalto iluminado na área do quarto valoriza o porcelanato Ônix Azul, da Decortiles, disposto nas paredes, e envolve a marcenaria nobre e sofisticada do espaço. Um ambiente com elementos artesanais e únicos. Outro destaque do projeto é o piso Reserva Natural, da Eliane, que simula o aspecto de madeira, mas oferece toda a facilidade do porcelanato.
MICHELE MONKS
Um home office aconchegante e que comporta toda a família. Essa é a definição do projeto assinado por Michele Monks que traz o porcelanato com estética de madeira, Reserva Natural, da Eliane, sinônimo de elegância e aconchego. Com iluminação cênica e suave para conforto, as cores também se destacam no ambiente, como o verde presente nas paredes e no teto, e o nude, que remete à atemporalidade. A principal inspiração foi se reinventar para recomeçar após as constantes transformações da vida. Um dos destaques do espaço é um biombo de bolas coloridas, que une funcionalidade, já que pode ser utilizado para guardar objetos, mas também traz beleza para o ambiente, podendo ser usado como fundo para reuniões on-line.
STUDIO DB
Este projeto do Studio DB ressalta uma arquitetura que vai muito além da visão, mas é sensorial, mexe com as emoções e percepções de quem vive a experiência. Neste espaço, o conceito está presente nos elementos com diversas texturas, como madeira, pedra bruta e adornos. O objetivo, segundo Danielle Buttenbender, uma das arquitetas que assina o projeto, é proporcionar uma sensação de vivência dentro do espaço, esperando que cada usuário tenha uma experiência exclusiva. Para tanto, elas optaram por utilizar os porcelanatos Dolmen, da Eliane, em todo a extensão do piso, o que contribuiu ainda mais para essa composição sensorial do ambiente.