5 DICAS PARA NÃO ERRAR NA REFORMA DA SUA COZINHA
Vai reformar a cozinha, mas quer economizar, reduzir custos e erros? Então, anote todas as dicas que daremos neste post!
Prancha Branco AC 15x15cm Projeto Barbara Dundes . Foto Marco Antonio
PISO
A primeira dica é sobre a escolha do piso. Quem cozinha sabe que nesse ambiente a sujeira é certa, então, é importante ter um piso que não manche e que seja fácil de limpar. Além da praticidade, tem a questão estética, claro, e por ser um dos ambientes mais frequentados da casa, é importante escolher um piso que tenha tudo a ver com a sua cozinha e com o seu gosto.
Uma dica é colocar piso sobre piso, que nada mais é do que aplicar o revestimento sobre o piso já existente, deixando o ambiente funcional, fácil de limpar, além de evitar o quebra-quebra na hora da reforma. Não esqueça de checar se o piso atual está bem assentado e de usar a argamassa especial para aplicação piso sobre piso. Com essa solução, você consegue transformar a estética do espaço com baixo custo e em menor tempo.
ILUMINAÇÃO
Luz é vida. E nada como uma boa iluminação para aquecer e dar um charme ao espaço. Se a sua cozinha tem um modelo mais antigo, como aquele tradicional ponto central, a tendência é que o ambiente seja mais escuro. Aposte em luminárias retangulares, de sobrepor, que são maiores (medem em torno de 1,20m) e distribuem melhor a luz pelo local. Utilize uma fita de led em cantos e detalhes, como nichos, para ter mais pontos de luz e deixar a sua cozinha iluminada.
Fonte: Internet
TOMADAS
Uma necessidade que, por muitas vezes, é percebida somente depois que a obra acabou é a quantidade de tomadas. Um erro bem comum é pensar em tomadas específicas para a geladeira e para o fogão, por exemplo, e esquecer dos eletros. Uma solução para resolver esse problema são as torres de tomada, que podem ser inseridas através de um recorte na bancada. Essa solução fica discreta por baixo da pia, do porcelanato ou da bancada, ou do móvel de madeira.
Casa Rayza Nicácio | Projeto: Doma Arquitetura . Bancada: Mont Blanc AC 59×118,2cm . Foto: Evelyn Müller
BANCADA DA COZINHA
Outro item que merece atenção especial na hora de reformar a sua cozinha é a bancada. Ela deve ser um item funcional, de fácil limpeza e manutenção. Modelos de pedra ou mármore na cor escura podem ser um charme, mas, se não combinam com o seu estilo, podem cansar. Já as pedras brancas são do tipo que exigem mais dedicação na limpeza e podem manchar com o tempo. A dica é usar bancada de porcelanato, que além da beleza estética e diversidade de cores e texturas, agrega em resistência e durabilidade ao seu mobiliário.
Produtos: Ônix Grafite PO 120x240cm . Projeto: Claudia Albertini . Foto: Demian Golovaty
MÓVEIS
Cansou do visual dos móveis antigos? A dica é trocar somente a parte da frente dos armários. Você pode substituir as portas, mudar a cor, optar por puxadores mais modernos e, ainda assim, manter toda a estrutura interna, deixando a cozinha com um aspecto mais interessante sem gastar muito. Verifique com o seu marceneiro parceiro para trocar aquela dobradiça quebrada, providenciar uma nova corrediça na gaveta ou fazer algum ajuste de porta. São medidas simples, mas que ajudam a renovar o seu ambiente.
Se a opção for partir para uma reforma de fato, saiba que ela pode ser, sim, prazerosa e trazer ótimos resultados sem dor de cabeça. Faça uma análise do que você precisa, solicite a ajuda de empresas e profissionais especializados que possam orientar corretamente, sem esquecer, é claro, de fazer um bom planejamento da sua obra.
Gostou das dicas? Confira aqui os melhores revestimentos para a sua cozinha!