
Rejuntes: aprenda dicas de limpeza e manutenção

O rejunte desempenha um papel fundamental na aparência, na integridade e na longevidade dos revestimentos cerâmicos. Assim como os demais elementos do espaço, ele requer cuidados e atenção para que se mantenha em perfeito estado, sem comprometer a estética do ambiente.
Convidamos o nosso gerente de Controle de Qualidade e Assistência Técnica Eliane, Anderson Patrício Eziquiel, para ensinar a mantê-los limpos. Além disso, ele também cita quais produtos utilizar, soluções caseiras para limpeza e a variedade de tipos existentes no mercado.
Confira e entenda qual rejunte atenderá melhor às suas necessidades!
Quais produtos são os mais recomendados para limpeza de rejuntes? Existem soluções caseiras que verdadeiramente funcionam?
– É possível encontrar no mercado produtos desenvolvidos especialmente para este tipo de limpeza. Eles são formulados para atacar a sujeira acumulada sem comprometer a integridade do revestimento. Para aquelas manchinhas pontuais do dia a dia, de produtos que caem sobre o piso, podemos usar o vinagre de cozinha. A preferência é o vinagre branco, que funciona bem e não agride o revestimento, seja ele piso, azulejo ou porcelanato.
Quais as ferramentas recomendadas para limpar?
– Escovinhas especiais para limpeza de rejuntes são eficazes para tirar a sujeira acumulada. Escovas de dentes antigas também são uma boa opção. Por mais trabalhoso que seja, como não é uma limpeza rotineira e contínua, ela entrega um resultado excelente. O segredo é mantê-los limpos. Com isso, certamente o uso de escovas ou soluções mais trabalhosas serão desnecessárias.
Qual tipo de rejunte é mais fácil de manter limpo?
– Rejuntes claros tendem a mostrar mais sujeira e manchas, enquanto os rejuntes escuros disfarçam melhor. Vale lembrar, também, que os siliconados, acrílicos e epóxi têm desempenho superior em relação à limpeza e durabilidade. Eles são menos porosos e, portanto, menos suscetíveis à impregnação de sujeira, facilitando a manutenção.
Quais são as características dos tipos mais comuns de rejuntes?
– Rejuntes cimentícios, os mais comuns, têm principalmente cimento e areia na composição, sendo eficazes, porém mais propensos a sujar e a manchar. Rejunte epóxi é o melhor dos mundos. Entrega desempenho, tem durabilidade, porém tem maior valor agregado e mais dificuldade na aplicação. Já os rejuntes acrílicos são uma opção intermediária, com desempenho superior quando comparado aos cimentícios, com fácil aplicação e custo mais acessível do que os rejuntes epóxis.
Em resumo, a limpeza e a manutenção dos rejuntes são aspectos essenciais para preservar a beleza e a integridade dos revestimentos cerâmicos em seu ambiente. Com os produtos certos e algumas dicas práticas, é possível manter os rejuntes impecáveis.
Lembre-se de que a escolha do tipo de rejunte, a cor e a qualidade podem fazer uma grande diferença na facilidade de manutenção. Portanto, ao escolher o rejunte certo, você estará investindo em um espaço que permanecerá deslumbrante por muito tempo. Cuide bem dos seus rejuntes e eles retribuirão com um ambiente sempre impecável e convidativo.